quinta-feira, junho 21, 2007

Clássicos

Hoje, na conversa com a Gabriela, lembrei-me (ela lembrou-se 1º - a bem da verdade) de vários clássicos que não podem faltar em lar que se preze. Acrescento mais alguns. A minha verdadeira curiosidade é se isto é coisa tuga, ou se lá pelas estranjas também há clássicos destes. Gostava de saber, deve haver, serão tão bons como os nossos? É que os nossos são mesmo bons.
- naperons nos sítios mais óbvios : em cima da tampa do fogão, sobre o frigorífico, nas costas de todo e qualquer sófa, televisão:
- pinguim em cima do frigorifico (este é dos meus favoritos de sempre, é brilhante : pinguim-gelo-frigorifico);
- saco do pão, em pano, a dizer pão (o pão põem-se ali e mai nada!)
- boneca de saia farfalhuda (sevilhana é o ideal) sentadinha em cima da cama (com cara de boneca de filme de terror senão não vale);
- tapete de casa de banho com dois pés (não vá alguém poisar lá outra coisa qualquer e é expressamente proibido!);
- edredon com folho;
- reprodução da Última Ceia (mas para ser bom mesmo tem que ter moldura género talha dourada...);
- quadro do menino a chorar (ainda há disto, juro!);
- camilhas;
(e o que foi feito de uma película azul que se punha à frente da televisão sabes deus para quê? alguém se lembra disto ou sonhei ?)

21 comentários:

Anónimo disse...

não referiste um clássico, mesmo muito clássico...os sofás forrados de plástico. Era eu pita, fui a casa de uma amiga do liceu e qual não é o meu espanto, os sofás estavam cobertos de plástico e as carpetes também...no fundo da sala estava uma arca em pinho, onde a mãe guardava o enxoval da minha colega do liceu...fez questão de abrir a arca e de me mostrar todo o seu belo conteúdo...(embrulhado em plástico estava o jogo de lençóis que seria utilizado na noite de núpcias)
fugi a sete pés, com a certeza de ter entrado num outro mundo onde me iriam fazer mal com certeza... a partir desse dia, raramente aceitava convites das colegas do liceu...ainda hoje me sinto muito traumatizada com aquela tarde!

Anónimo disse...

esqueci-me de assinar o comentário...Gabriela

mj disse...

sofás forrados de plástico nunca vi!!!! graças a deus! Não sei se aguentava uma visão dessas....Ainda bem que me avisas que existem pessoas assim, vou passar a ter muito, mas mesmo muito cuidado...

Anónimo disse...

outro clássico absolutamente incrível...há tempos que não vejo nenhum, mas era muito frequente...
aqueles cães castanhos, com uma cabeça giratória, sempre a dizerem que sim, colocados estrategicamente na tampa da bagajeira (há um outro nome para isto?)junto o vidro traseiro...
lembraste? rsrsrs

Anónimo disse...

lol...esqueci-me, outra vez, de assinar a porra do comentário....é que não gosto nada dessa coisa do anónimo...por isso volto cá...
desta vez não assino como gabriela mas como FeiaPorcaMa (tinha saudades!)

mj disse...

FeiaPorcaMa ...que saudades, belissimos tempos, belissimas conversas ... também me vou lembrar de mais alguns (claro que me lembro dos cães com cabeça giratória e ainda há puco tempo vi um do género...) e vou fazer uma part II do post (não não me enganei é sem é para ter assim um ar...)

Anónimo disse...

Acho óptimo...vai ser giro vermos nos comentários os clássicos que o pessoal se vai lembrando...
Já agora, lembrei-me de outro....a "nossa" senhora de fátima, fosforescente, no tabelier do carro...mais o terço também fosforescente.
quem se segue?
gabriela

Anónimo disse...

eu de novo...acho que só eu me vou lembrando dos clássicos.
Outro:
cozinha que se preste, tem de ter TV e toalha de mesa plastificada
:-)

Anónimo disse...

não assinei...porra, esqueço-me sempre...gabriela

Filipe disse...

As coisas q esta gente se alembra! :)

Filipe disse...

Ah... eu nao assinei por... razões obvias!

Anónimo disse...

Ecoman?
e mais trezentos mil nicks disparatados que agora não me lembro???
és tu, Eco????
se fores, jinho pa tu da FeiaPorcaMa
(se não fores, jinho à mesma...hoje estou assim, sei lá...lábios largos...acho que tudo por causa da vaca que a pita tem no messene....melhor que o tetrabytes e que, desde que a vi atacou o meu imaginário)

mj disse...

Filipe : para me alembrar estou cá eu, mas só de coisas disparatadas, de resto paraeco uma amnésica...tipo a rapariga que comenta a seguir e que nunca se alembra de assinar
Gabriela: e a bisca lambida? alembras-te...punha a vaca a jogar e era tudo meu!

Anónimo disse...

mais um clássico...fiquei inspirada, por causa da vaca da pita (salvo seja...lololol).

armário de sala com, cristaleira dos lados, repletas de copos e vidros e, no meio, estantes (uma ou duas) com colecções do círculo de leitores de autores portugueses que naquela casa nunca ninguém leu...
boa?

Anónimo disse...

eu de novo...apenas para dizer que, já sei como fazer, para não ter de me esquecer de assinar.
(a vaca da pita faz milagres.rsrsrsr)

Filipe disse...

... não tarda temos aqui uma tese sobre «classicos» q nao os gregos!

(Parece-me bem!)

Gabriela... jogo no euromilhoes! descobriste-me!

Anónimo disse...

Cá para mim, a pita foi ter, outra vez, com o terabyte

Unknown disse...

MJ, me adicione no messenger por favor. Preciso conversar contigo. Beijos.
clebson.belprazer@hotmail.com

AEnima disse...

Olha que surpresa!!! Deste um ar de tua graca! :)
QUanto ao post, juro que nao me lembro de ver essa do pinguim! Deixa ca ver se me lembro de mais:

- uma coleccao de 20 livros de uma enciclopedia desactualizada., cheia de po que nunca ninguem sequer abriu.

- Passadeira de plastico com aqueles piquinhos no corredor

- Cobertores e lencois guardados desde que casaram e nunca usaram para guardar para uma ocasiao especial. Igualmente para camisas de noite/pijamas, robes, peugas de homem, e lencinhos da mao, no caso de um dia ficar acamado ou ter que ir para um hospital.

- quadro/estueta ou coisa do estilo com a sagrada familia. Cruxifixo acima da cama.

- velas usadas numa gaveta da cozinha para o caso de falhar a luz.

- jogo de copos e pratos em display no armario da sala, e as prateleiras desse forradas com rendinhas.

- uma tapecaria velha na parede.

- biblots varios... nao pode falhar um com o pierrot e uns quantos de senhores em trajes do sec XVII a tocar violinho a meninas com os vestidos armados.

- o galo de barcelos na cozinha, ou uma galinha de ceraminha a embelezar o balcao.

Eh pah... eh tudo o que me estou a lembrar assim de repente :)

mj disse...

E lembraste-te de muitos, já me fartei de rir. Gosto muito do "enxoval" para se for preciso ir para o hospital. Não me lembrava dessa, do tempo em que o pessoal queria ir arranjadinho para o médico, ou ficar acamado, quase moribundo mas com um pijaminha todo pipi. (Estou a tentar vizualizar a passadeira de plástico, acho que sei o que é...). Beijos

mj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.