quinta-feira, dezembro 28, 2006

livros

Este é um top pessoal e sem preocupações intelectualóides

Globália - Jean-Christophe Rufin
Shalimar o palhaço - Salman Rushdie
O Viajante - John Twelve Hawks
Nunca me deixes - Kazuo Ishiguro
Os filhos de Anansi - Neil Gaiman
As locuras de Brooklin - Paul Auster
Kafka à beira-mar - Haruki Murakami
Mentira - Enrique de Hériz

Sugestão da Aenima : As locuras de Brooklin (concordo !)
Sugestão do Nam : American Gods - Neil Gaiman;
Bons Augúrios - Neil Gaiman e Terry Pratchett
Pyramids - Terry Pratchett
(Pelo que tenho gostado do Neil Gaiman, voto de confiança!)
Felicidade - Will Ferguson (este não entra porque já li há uns anitos, mas também gostei!)


Desculpem-me os citados mas não sei fazer links ... (quem quiser encontrá-los é favor dar uma olhadela aos comentários de posts anteriores).


Tantos livros para ler bons e maus, interessantes, chatos, compridos, a armar ao pingarelho, pirosos, melosos, enfadonhos, geniaias, brutais ... a vida é muito curta, it´s an injustice !


Bom ano de 2007! Hic Hic hurraaaaaaa! aluais ride gude buques!

9 comentários:

Anónimo disse...

eina! tenho aqui umas ideias para proximos de cabeceira. Ainda so li dois deles e conheco outras obras de mais 2 autores citados... mas, concerteza que volto aqui com mais ideias. Ando um bocado afastada da literatura. O ultimo que li foi o mes passado "Night" de Elie Wiesel e ate falei um pouco dele num post antigo qualquer. Le-se em 2 ou 3 horas, eh interessante, mas literariamente nao muito "elaborado"

O titulo de uma das obras fez-me lembrar o "mau agoiro" do gunt... nao sei escrever o nome. E o deus das pequenas coisas, gostas? eh tao lindo. Outro que me enterneceu o coracao foi o "uma cana de pesca para o meu avo", de um autor com um nome chines ou japones. E claro... quem nao adora jorge amado e os capitaes de areia... ou o meu pe de laranja lima do vasconcelos... hum... estou virada para a musica brasileira, tenho saudades de alguns autores da america latina... o velho que lia historias de amor... o sepulveda no seu esplendor.

Beijo com um 2007 cheiinho de momentos de satisfacao... como aquele sorriso nos labios ao ler o ultimo paragrafo de algo que nos soube mesmo bem... aquela sensacao de acomplishmente intima, pessoal, que nos eh tao especial, amantes da leitura.

Nao consigo logar com o meu nome, sou a AEnima. xi-coracao!

mj disse...

Isto das leituras é sempre muito pessoal, podemos adorar livros que outros detestam e vice-versa, muitas vezes tem a ver com o momento em que os lemos e tudo. Claro que há livros ou escritores que são sempre bons, podem dizer-nos mais ou menos mas um livro bem escrito será sempre um livro bem escrito! De entre os muitos que li lembrei-me destes (por vezes leio tanto que depois esqueco-me do que li, é vício mesmo). Hoje em dia são poucos os livros que me surpreendem, mas apesar disso gosto de muitos deles, por isto ou por aquilo. As traduções e as edições portuguesas são um grande problema (estou agora a ler um que tem tantos erros ...). Só costumo recomendar livros quando conheço muito bem as pessoas, de resto só digo que gostei, nunca me atrevo a dizer lê...lê... . O Deus das pequenas coisa gostei mas achei-lhe qualquer coisa de aborrecido (secalhar era eu que estava aborrecida...). Gosto muito do velho que lia romances de amor, gosto do Jorge Amado e o meu pé de laranja lima li em criança e lembro-me que gostei (nunca mais voltei a lê-lo ...). É sempre bom "conversar" com quem gosta de ler...:))). Bom ano .

AEnima disse...

o que gostei mesmo ao ler isto foi teres dito que nao tinhas "preocupacoes intelectualoides". De facto, as pessoas que geralmente se dizem amantes da leitura tem a mania do snobismo cultural... atiram assim uns nomes esquisitos de obras que nao lembra o diabo so para dizer que a sua cultura eh muito abrangente.

Eu sou uma pessoa muito pouco romantica... mesmo muito pouco. E talvez por isso adoro ler os autores sul-americanos com romances mirabolosos... a laura esquivel (que ja se anda a tornar chata, mas que amei ate as lagrimas o 'como agua para chocolate'), o garcia marquez, a isabel allende, entre outros... que ficaram populares com os filmes feitos, o publico aumentou e portanto tendem a ser vistos como "banais" pela fina nata intelectualoide. Para mim nao tem nada de banal e continuo a vibrar.

Bem, tenho k ir. Queres que te ensine a fazer links? eh muito facil. correio_banal@hotmail.com - explico-te por mail para nao estar a chatear quem te le.

Olha... parece que hoje vou conseguir deixar o comentario com o meu nome!

mj disse...

Eu adoro ler, mas estou-me borrifando para intelectualices, gosto tb dos sul-americanos, só que como li muita coisa, deixaram de ser tão surpreendentes, mas como tu gosto de histórias maravilhosas, com algo de conto de fadas, com magia, irreais.Até gosto de ler romances de cordel e tudo, agora ler livros pq fica bem, sendo os autores uns chatos do caraças ? Nem pensar, nem que tenham ganho nóbeis e afins...Vou querer aprender a fazer links, mando-te mail ...

NAM disse...

Vamos ver se é desta que o comentário aparece...

Como concordo com o que disseram não vou alongar este comentário, deixo apenas uma pergunta. Conhecem algum autor nacional no género do fantástico e/ou fantasia?
Tirando aqueles dois jovens que não sei o nome e que lançaram agora uns livros demasiado parecidos com eragorn, e reparem que o título está em minúsculas ;) não me lembro de nenhum.

mj disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
mj disse...

Ricardo Pinto, portugês (parece que vive em Inglaterra desde pequeno e não fala portugês). A Dança de Pedra do Camaleão, Editorial Presença. Devia ser uma trilogia mas ainda não está editado em Portugal o 3º (secalhar ainda nem está escrito- estou á espera à dois anos...). Eu gostei muito dos dois primeiros. Porque é que não gostaste do Eragon? (óbvias parecenças com o Senhor do Anéis á parte...)

Anónimo disse...

construí outro...vai até lá e posta

Rafaela disse...

Uma excelente semana
.......(...(`.-``“´´-.´)...)........
........)......--.......--....(.....
......./......(o..._...o)....\\\\......
.......\\\\.........(..0..)......./....
...__.`.-._...“=“.._.-.´.__........
./.......“#.“#.,.--.,.#“.#.“....\\\\...
.\\\\__))..........“#“......... ((__/..
__###########______##########
_##############___#############
################_##############
###############################
_#############################
__###########################
____######################
_ #################
____############
_#########
_#####
__ ____####
___###
____ ###
!___xx
Abraços !!